Arte nos trilhos - Logo.png

Projeto Arte nos Trilhos

Homenagem aos 62 anos de Brasília

O Projeto é a doação de três painéis de mosaico da artista Cida Carvalho para o Metrô-DF em homenagem aos 62 anos do aniversário de Brasília. Os painéis estarão nas estações Central (Rodoviária do Plano Piloto, 106 Sul e 112 Sul).

photo_2021-11-23_00-38-39-Editar.tif

Sobre o Projeto

A artista plástica/mosaicista Cida Carvalho em parceria com o Metrô/DF realiza  o projeto Arte nos Trilhos, que visa democratizar a arte, levando ao dia a dia da população brasiliense que utiliza o serviço de Metrô. Hoje passam pelas estações de Brasília mais de 130 mil pessoas por dia, entre brasilienses e turistas que visitam a cidade.

 

Além da arte, o aspecto social e educacional também está presente, através de oficinas de capacitação que serão desenvolvidas por mulheres com deficiência (PCDs) e escolas convidadas a visitar os painéis e aprender mais sobre a arte, a história de Brasília e muito mais.

 

Do total de painéis, dois serão confeccionados no Estúdio de Mosaico Cida Carvalho,  pela artista e sua equipe de mosaicistas  e o terceiro painel que tem como tema a Fauna e a Flora do Cerrado será realizado na Estação Shopping do metrô, com oficina de capacitação  e empoderamento para  mulheres portadoras de necessidades especiais. 

 

Cida Carvalho é uma mosaicista qualificada pelo público e pela crítica como uma artista democrática capaz de conceber obras de arte que representam  simultaneamente várias  riquezas  culturais para os mais diversos espaços e sempre unindo essa produção  ao bem comum através de movimentos e ações socioculturais.

 

A MISSÃO

 

Para além de presentear Brasília nos seus 62 anos, o projeto difunde o mosaico como mais uma linguagem artística capaz de representar a importância das artes visuais da cidade e sua utilização na arquitetura e decoração; divulga as riquezas do Cerrado e essa formidável arquitetura de Brasília;  fortalece e estimula o treinamento e o desenvolvimento de novos artistas; incentiva a comercialização de produtos gerados a partir da criação de obras; reconhece a Arte Musiva como meio de produção de obras de arte de galeria; possibilita o surgimento de encomendas que geram trabalho com proveito de mão de obra de terceiros, bem como, a necessidade de mais matéria prima movimentando negócios locais.

 

Brasília é o único patrimônio cultural da humanidade com características contemporâneas, o que o credencia a receber muitos turistas do país e também do exterior. Como capital federal concentra as sedes das representações diplomáticas de muitos países convivendo diariamente com um significativo mosaico de culturas.

 

A alguns anos, a cidade tem evidenciado a necessidade de proporcionar alternativas  culturais de alto nível, o que inclui a disponibilização de espaços de importância qualitativa e quantitativa no panorama das artes, sendo um desses o Metrô. 

 

A partir de movimentos culturais como o Arte nos Trilhos, uma porta de entrada para quem quer fruir a estética de uma cidade que reverencia a beleza e a criatividade desde seus primeiros traços na prancheta se abre!

CURIOSIDADES

O mosaico é uma arte de 6 mil anos. Os primeiros mosaicos que se tem notícias foram encontrados na Mesopotâmia (hoje Iraque) provavelmente  realizados pelos sumérios há 3.500 (a.C) anos. É a arte de compor imagens com a utilização de fragmentos de materiais coloridos. 

 

A técnica possibilita formar superfícies que expressam significados, conceitos, ideias e foi a arte escolhida para dar corpo a um projeto para o Metrô por sua durabilidade e fácil manutenção em um espaço público de alta movimentação, que vai além das peças dispostas usar e difundir o mosaico representar a importância das artes visuais da nossa cidade com o status de arte de Galeria e incentivar não só a fruição da arte, mas também sua comercialização possibilitará movimentar o mercado de trabalho local gerando interesse de pessoas por uma formação profissional a partir da divulgação cada vez maior das técnicas da arte.

 

Todo o trabalho foi cuidadosamente elaborado para enfatizar e pontuar ainda mais uma arte que se faz presente na cidade,  mantendo o fio condutor que vem desde os Arabes,  gregos, romanos até agora com características modernas.

 

O projeto Arte nos Trilhos foi aprovado pela Lei de Incentivo Fiscal Federal (Lei Rouanet) e patrocinado pelas empresas  brasilienses Brasal Refrigerantes e Campeão da Construção, e conta também com o apoio  da Marmoraria Mourão.

LINHA DE LOGOS.jpg

Eventos

Oficinas de capacitação com Mulheres - Serão realizadas 8 oficinas de capacitação com mulheres PCD.

Workshops no Estúdio de Mosaico Cida Carvalho para convidados.

Entrega e exposição dos Painéis.

Visitação das Escolas - Serão realizadas 10 visitas escolares durante a exposição.

Rodas de Conversas - Palestras e debates com personalidades da cidade sobre temas relevantes.

Andamento do Projeto

Projeto Estação Central
Projeto Estação Central

press to zoom
Projeto Estação 106 Sul
Projeto Estação 106 Sul

press to zoom
1/2

Na Mídia

Em breve um compilado de tudo que saiu na imprensa sobre o Projeto Arte nos Trilhos e seus impactos na sociedade, em especial no dia a dia das pessoas que utilizam o Metrô/DF.

Arte em Prol da Sociedade

Design sem nome (1).png
ODS Onu Todas - Horizontal.png
Social Arte nos trilhos.png

Conheça Cida Carvalho

Estudio.Interno-207-Editar.jpg

Como artista plástica profissional, é habilitada pela Secretaria de Estado e de Cultura do DF, cadastrada sob o número 188/07 no cadastro de Artistas Plásticos profissionais conforme constantes no processo nº 150.001.120/2007, e está apta a projetar e ou executar qualquer projeto artístico para entidades particulares, empresas ou organismos nacionais e internacionais. É artista plástica especializada em mosaicos e esculturas de qualquer natureza com capacidade técnica de administrar e gerir projetos e pessoas. Trabalha com materiais como cerâmica, metais como cobre, latão, aço escovado, prata, ouro etc., pedras naturais, mármores e granitos, projetos de esculturas em ferro, cerâmica esculturas em mosaicos para piso e paredes, planos bidimensionais e tridimensionais. É Presidente e sócia-fundadora da Associação Candanga de Artistas Visuais do DF (ACAV) e proprietária da marca Brasil Mosaico, que traduz as artes de mosaico em estamparias para o Brasil e exterior com temas regionais. 

O Estúdio de Mosaico Cida Carvalho está localizado no Plano Piloto, onde a artista plástica, Cida Carvalho, projeta e executa mosaicos para o Brasil e Exterior e forma novos mosaicistas a cada dia. Tem como foco a elaboração e execução de projetos de mosaicos, capacitação de mão de obra, aulas para o público que queira ter o contato com a arte.

BANNER CTA - HOT SITE.png
LINHA DE LOGOS.jpg
  • Instagram
  • Facebook